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Disciplinas

1º SEMESTRE

1- INICIAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

2- LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa:

Linguagem, língua e comunicação. Texto. Textualidade. Coesão. Coerência. Tipologia e gênero textual (narrativa, relato, texto, informativo, opinativo, argumentativo). A Leitura como base para produção textual. Interpretação de textos. Resumo. Resenha. Produção textual. Revisão gramatical. O texto de caráter científico.

3- FOTOGRAFIA

Ementa:

A história da fotografia e sua contextualização na linguagem midiática, como instrumento de comunicação. Processos técnicos para a produção de imagens fotográficas. Operação de câmeras e acessórios. Fundamentos da fotografia (abertura, exposição, foco, profundidade de campo e obturador). A composição da fotografia e suas regras.

4- INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE

Ementa:

Introdução à publicidade. Agência de Propaganda: Organização e Funcionamento. A responsabilidade social do publicitário. Ética Publicitária. Conselho de Auto-regulamentação publicitária (CONAR).  Legislação Aplicada a Publicidade.

5- ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA

Ementa:

Conceito de Cultura. A relação do homem, o estudo das sociedades humanas através dos tempos, Métodos e Principais abordagens teóricas. A cultura brasileira, afro-brasileira e indígena. A indústria cultural e a cultura de massa. Apresentação dos conceitos sobre estética e sua transposição para a arte publicitária. Estilos estéticos do pensamento clássico, barroco, gótico e moderno. O conhecimento do aspecto teórico para a compreensão da prática na propaganda gráfica, audiovisual e digital.

6- CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Ementa:

Criatividade: conceito, características e técnicas. O processo criativo. A criatividade e seus objetivos de comunicação com o mercado. Inovação e startups.

 

2º SEMESTRE

7- REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

Ementa:

As funções do redator publicitário. Componentes do anúncio publicitário. Criação de textos publicitários para mídia impressa, eletrônica (RTV) e digital. Funções, técnicas, formas e estilos da Redação Publicitária. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário. O poder de persuasão da Redação Publicitária.

8- DIREÇÃO DE ARTE

Ementa:

Ferramentas básicas utilizadas na direção de arte. Aspectos relativos a editoração de imagens, produção gráfica e finalização de layouts.

9- FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA

Ementa:

Técnicas de fotografia publicitária.  Iluminação. Cenário. Execução de produções fotográficas em estúdio e externas. Produções de exposições e instalações fotográficas.

10- ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Ementa:

Histórico da assessoria de comunicação e delimitação de funções. Relacionamento do assessor com os meios de comunicação e com o seu assessorado. Produtos e serviços oferecidos e estrutura necessária para seu funcionamento. Gerenciamento de crise. Comunicação Interna e Externa.

 

3º SEMESTRE

11- ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO E PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

Ementa:

O atendimento ao cliente (contas) e relacionamento com o profissional de publicidade e propaganda. Estruturas de atendimento nas agências e nas assessorias. Posicionamento e decisões na área de atendimento. Treinamento do profissional na apresentação de seu trabalho ao cliente. A defesa do produto e o respeito ao cliente. Técnicas de planejamento de campanha. A perspectiva do cliente, da agencia, do veiculo e fornecedor. Ferramentas de comunicação. Elaboração dos planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda.

12- PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RÁDIO

Ementa

Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em rádio, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio radiofônico. Ferramentas básicas de produção e edição.

13- MARKETING

Ementa:

Conceitos e fundamentos de Marketing. O sistema de Marketing e o ambiente de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Mensuração e previsão. O composto mercadológico.  Decisões estratégicas. O marketing como filosofia de negócio.

 

14- COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Ementa:

Comportamento do consumidor. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Processo de Pós Compra: consumo e avaliação.  Pesquisa de Mercado

 

4º SEMESTRE

15- PLANEJAMENTO DE MÍDIA

Ementa:

Classificação do público. Análise e hierarquização de meios apropriados de acordo com a audiência-alvo.  Planejamento de mídia. Programação de veículos. Cronograma de veiculação. As novas potencialidades do meio digital. Mídias alternativas (no medias).

16- PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM TV

Ementa:

Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em TV, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio televisivo. Cenário. Iluminação. Ferramentas básicas de produção e edição. Técnicas básicas de câmera. Utilização dos recursos de estúdio. Títulos, legendas e créditos.

17- GESTÃO DE EVENTOS

Ementa:

Conhecimento teórico e prático da produção de eventos. Classificação dos eventos. Fases do evento. Cerimonial. Elaboração de projetos em eventos. Planejamento. Captação de Recursos. Marketing de Eventos.

18- PROMOÇÃO DE VENDAS

Ementa:

Aplicação dos princípios de marketing na venda de produtos e serviços. Promoção de Vendas. Ferramentas de gestão e fidelização do público-alvo. Estratégias de lançamento de produtos e serviços.

Customização e otimização do ponto de venda. Estratégias de Marketing para o ciclo de vida do produto.

19- OPTATIVA

Ementa:

Conteúdo de caráter dinâmico e optativo conforme segue abaixo.

 

5º SEMESTRE

20- TÓPICOS ESPECIAIS

Ementa:

O tema abordado pela disciplina será definido pelo Núcleo Docente Estruturante e aprovado pelo Colegiado do Curso.

21- EMPREENDEDORISMO

Ementa:

Fundamentos de administração. Tipos e composições de organização. Organizações com enfoque sistêmico. Administração e administradores. Estilos de administração. Administração de Marketing. Gestão de empresas de comunicação social.  Familiarização com o pensamento empreendedor. Evolução histórica das diversas teorias de administração e sua influência nas modernas agências publicitárias. Criação de projetos empreendedores em comunicação. Análise de experiências de profissionais da comunicação e estudos de caso para percepção do que torna um bom produto um negócio viável. Reflexão sobre a gestão de carreira em publicidade adequada aos novos paradigmas da empregabilidade. Vocação empreendedora, desenvolvimento de mentalidade empresarial.

23- PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA MÍDIAS DIGITAIS

Ementa:

Perspectivas e novas tendências para o Marketing e a Comunicação Digital. Formatos de Propaganda on-line. Linguagem publicitária utilizada em mídias digitais, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio digital. Ferramentas básicas para a produção de peças publicitárias para o mercado online.

24- PROJETO EXPERIMENTAL

Ementa:

Definição do calendário de orientações e atividades. O projeto acadêmico e as práticas para a realização de uma campanha publicitária para cliente real a ser definido.  Briefing. Pesquisa. Diagnóstico da Pesquisa. Planejamento da campanha. Criação e produção. Apresentação e avaliação pelas bancas examinadoras.

25 – INTEGRALIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

OPTATIVAS:

O estudante deverá cumprir 40 (quarenta) horas referente à disciplina optativa.

A estrutura curricular permitirá ao acadêmico optar por uma das disciplinas abaixo:

  1. Inglês Instrumental;
  2. Espanhol Instrumental;
  3. Libras;
  4. Fundamentos da Música;
  5. Educação Ambiental;
  6. Psicanálise e Educação;
  7. Direito Trabalhista;
  8. Diversidade Sexual.