De segunda (12/04) a quinta-feira (15/04), na Faculdade de Balsas, acontece o curso de “Formação de gestores e educadores” promovido pelo Instituto Algar. O Curso faz parte do programa Algar Educa e está sendo ministrado na Sala 02 do Bloco A, das 8 ao meio-dia, e no auditório, das 14 das 18h00. O Programa Algar Educa acontece em 80 escolas públicas de ensino fundamental, de dez cidades nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. O Instituto Algar está a três anos em parceria com a Secretaria de Educação Estadual e Municipal. A representante da Algar, Zilda Silvana Leal dos Reis Brusantin, destaca: “Temos 24 escolas inscritas no projeto Algar Educa, sendo 21 escolas do município e 3 escolas do estado.”
De acordo com Zilda Brusantin essa “parceria visa a educação infantil e a melhoria na escrita e leitura, vamos trabalhar este ano com a comunicação virtual, envolvendo alunos do nordeste e sudeste. Trabalhamos com temas relacionados ao meio-ambiente como água, bichos e saúde. Instituto Algar faz parte do grupo Algar, onde trabalhamos com vários segmentos de telefonia à compra e exportação de soja. Escolhemos as crianças por serem o futuro do nosso país, e com a Formação de Educadores de Balsas, contribuímos para isso. Visamos o entendimento e a conscientização de todos da escola e comunidade.”
O Algar Educa é um programa de formação de gestores e educadores que articula metodologias de ensino (sequências didáticas e projetos temáticos) e tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
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O programa objetiva contribuir com a melhoria do desempenho dos alunos em habilidades e conteúdos da língua portuguesa e da matemática, com base em temáticas oriundas das ciências.
Com este objetivo promove: a vinculação da aprendizagem (habilidades e conceitos) a questões sociais das localidades; a conjugação no território das questões locais aos determinantes globais; a estimulação da cidadania pela articulação da escola com outras instituições sociais e pela promoção de intervenções na comunidade; a religação de saberes que globaliza os pensamentos analítico e sistêmico.
Para tanto desenvolve: Encontros de formação presencial e a distância de educadores e gestores; Ações de gestão educacional de projetos; Proposta de acompanhamento e avaliação; Produção de materiais.
É uma realização do Instituto Algar em parceria com secretarias municipais de educação, superintendências regionais de ensino e assessoria educacional do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
O acesso à informação e a construção coletiva de conhecimentos pela utilização das TIC (tecnologias da informação e comunicação).
Além das escolas envolve também nessas mesmas cidades: 13 Secretarias de Educação/ Superintendências Regionais de Ensino e 16 comitês de voluntariado. Perfazendo abrangência de 109 instituições.
Público-meio: 369 Educadores. Professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; Gestores das escolas (Coordenadores Pedagógicos e Diretores Escolares) e dos órgãos centrais da administração pública educacional (Técnicos das Secretarias Municipais de Educação e das Superintendências Regionais de Ensino) e Voluntário das empresas Algar.
Público-alvo: 4800 alunos dos 4º e do 5º anos (3ª e 4ª séries) das escolas envolvidas.
Os participantes do Programa Algar Educa envolvem-se em encontros de formação presenciais e a distância (reuniões e seminários virtuais por videoconferência) nos quais são convidados a fazer parte de sessões de estudo, de vivências variadas (situações-problema, encaminhamentos metodológicos, análises de prática) e, também, de realizar exposições orais sobre a implementação do Programa em cada uma das escolas e das salas de aula onde atuam.
Nos intervalos dos encontros de formação os participantes desenvolvem (nas escolas e salas de aula) as atividades propostas pela assessoria educacional ou criam suas próprias atividades, com base nas propostas no Programa.
Essa produção é monitorada pela assessoria educacional. De forma direta por contatos virtuais (troca de e-mails, acesso ao blog do Programa), análises de registros variados (apresentações, relatos, planos de aula, desenvolvimento de projetos temáticos e sequências didáticas, etc.) e por visitas técnicas. E, indiretamente, com apoio dos gestores locais (escolas e secretarias/superintendências de ensino) através de análise de relatórios enviados (visitas às salas de aula, análises de produções dos profissionais e alunos, registros de participação e/ou condução de reuniões), e de relatos de experiências bem sucedidas.
Principais estratégias:
Formação: Encontros presenciais e a distância.
Gestão: adesão espontânea de escolas e educadores (organização de edital de inscrição de interessados, de processo de seleção e de divulgação de resultados); articulação de instâncias (escolas; secretarias / superintendências; empresas e outros órgãos das localidades); trabalho em equipe; divulgações parciais do encaminhamento do trabalho e de resultados obtidos; acompanhamento de experiências bem sucedidas e contatos virtuais com organização de grupos interativos (formação de grupos de alunos e de educadores para trocas de informações e experiências), visitas e entrevistas para debate dos conteúdos trabalhados nos projetos temáticos.
Avaliação:
Organização de uma escala de níveis de avaliação em relação à participação dos educadores e voluntários na implementação do programa, à presença das atividades do programa nas salas de aula e, finalmente, das conquistas de aprendizagem dos envolvidos (alunos, educadores e voluntários);
Elaboração de provas de verificação de aprendizagem dos alunos e de questionários de conquistas de novos conhecimentos para professores, coordenadores pedagógicos e voluntários;
Estruturação de parceria avaliativa com os profissionais das escolas e secretarias/superintendências de ensino de modo a permitir que todos os possam avaliar, em condições de igualdade, as contribuições de cada um na implementação do programa e seus resultados obtidos.
Divulgação de resultados parciais e finais aos envolvidos e às autoridades de ensino responsáveis pelas escolas participantes.
Conteúdos abordados:
Gestão educacional da aprendizagem:
• Planos de implementação de projetos educacionais: elaboração, acompanhamento e avaliação;
• A formação e a condução de grupos operativos e centrados na aprendizagem;
• Metodologias de ensino: projetos temáticos e sequências didáticas articuladas em torno de temas;
• As tecnologias da informação e da comunicação como recurso de ensino e de aprendizagem (a internet como possibilidade de pesquisa, comunicação e construção de conhecimentos em rede).
Ensino da Leitura e da Escrita:
• Gênero: Texto de vulgarização científica (a notícia, a infografia, a reportagem, o folder,).
• Habilidades: Compreensão de textos (leitura); Tema e progressão temática (leitura e produção de textos); Coesão e coerência textuais (leitura e produção de textos).
Ensino da Matemática:
• Eixo Grandezas e medidas e as capacidades de: Estimar, Resolver problemas, e de operar com unidades de medidas envolvendo grandezas diversas.
Temas das ciências:
• A água, o ciclo da água e sua importância no desenvolvimento humano e natural;
• O corpo humano e o desenvolvimento físico;
• A higiene e a saúde: prevenindo e tratando as doenças;
• O desenvolvimento social do homem e o impacto desse desenvolvimento sobre a natureza.
Recursos utilizados:
· Computador e internet;
· Espaços públicos das comunidades (museus, jornais, órgãos e instituições públicas e privadas, bibliotecas, etc.);
· Livros e publicações de textos de vulgarização científica.