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– Curso Instituto Algar beneficia gestores e educadores de Balsas/MA

 

De segunda (12/04) a quinta-feira (15/04), na Faculdade de Balsas, acontece o curso de “Formação de gestores e educadores” promovido pelo Instituto Algar. O Curso faz parte do programa Algar Educa e está sendo ministrado na Sala 02 do Bloco A, das 8 ao meio-dia, e no auditório, das 14 das 18h00. O Programa Algar Educa acontece em 80 escolas públicas de ensino fundamental, de dez cidades nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. O Instituto Algar está a três anos em parceria com a Secretaria de Educação Estadual e Municipal. A representante da Algar, Zilda Silvana Leal dos Reis Brusantin, destaca: “Temos 24 escolas inscritas no projeto Algar Educa, sendo 21 escolas do município e 3 escolas do estado.”

 

De acordo com Zilda Brusantin  essa “parceria visa a educação infantil e a melhoria na escrita e leitura, vamos trabalhar este ano com a comunicação virtual, envolvendo alunos do nordeste e sudeste. Trabalhamos com temas relacionados ao meio-ambiente como água, bichos e saúde. Instituto Algar faz parte do grupo Algar, onde trabalhamos com vários segmentos de telefonia à compra e exportação de soja. Escolhemos as crianças por serem o futuro do nosso país, e com a Formação de Educadores de Balsas, contribuímos para isso. Visamos o entendimento e a conscientização de todos da escola e comunidade.”


O Algar Educa é um programa de formação de gestores e educadores que articula metodologias de ensino (sequências didáticas e projetos temáticos) e tecnologias da informação e da comunicação (TIC).


 

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O programa objetiva contribuir com a melhoria do desempenho dos alunos em habilidades e conteúdos da língua portuguesa e da matemática, com base em temáticas oriundas das ciências.

 

Com este objetivo promove: a vinculação da aprendizagem (habilidades e conceitos) a questões sociais das localidades; a conjugação no território das questões locais aos determinantes globais; a estimulação da cidadania pela articulação da escola com outras instituições sociais e pela promoção de intervenções na comunidade; a religação de saberes que globaliza os pensamentos analítico e sistêmico.

 

Para tanto desenvolve: Encontros de formação presencial e a distância de educadores e gestores; Ações de gestão educacional de projetos; Proposta de acompanhamento e avaliação; Produção de materiais.

 

É uma realização do Instituto Algar em parceria com secretarias municipais de educação, superintendências regionais de ensino e assessoria educacional do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

 

O acesso à informação e a construção coletiva de conhecimentos pela utilização das TIC (tecnologias da informação e comunicação).

 

Além das escolas envolve também nessas mesmas cidades: 13 Secretarias de Educação/ Superintendências Regionais de Ensino e 16 comitês de voluntariado. Perfazendo abrangência de 109 instituições.

 

Público-meio: 369 Educadores. Professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; Gestores das escolas (Coordenadores Pedagógicos e Diretores Escolares) e dos órgãos centrais da administração pública educacional (Técnicos das Secretarias Municipais de Educação e das Superintendências Regionais de Ensino) e Voluntário das empresas Algar.

 

Público-alvo: 4800 alunos dos 4º e do 5º anos (3ª e 4ª séries) das escolas envolvidas.

 

Os participantes do Programa Algar Educa envolvem-se em encontros de formação presenciais e a distância (reuniões e seminários virtuais por videoconferência) nos quais são convidados a fazer parte de sessões de estudo, de vivências variadas (situações-problema, encaminhamentos metodológicos, análises de prática) e, também, de realizar exposições orais sobre a implementação do Programa em cada uma das escolas e das salas de aula onde atuam.

Nos intervalos dos encontros de formação os participantes desenvolvem (nas escolas e salas de aula) as atividades propostas pela assessoria educacional ou criam suas próprias atividades, com base nas propostas no Programa.

 

Essa produção é monitorada pela assessoria educacional. De forma direta por contatos virtuais (troca de e-mails, acesso ao blog do Programa), análises de registros variados (apresentações, relatos, planos de aula, desenvolvimento de projetos temáticos e sequências didáticas, etc.) e por visitas técnicas. E, indiretamente, com apoio dos gestores locais (escolas e secretarias/superintendências de ensino) através de análise de relatórios enviados (visitas às salas de aula, análises de produções dos profissionais e alunos, registros de participação e/ou condução de reuniões), e de relatos de experiências bem sucedidas.


Principais estratégias:

 

Formação: Encontros presenciais e a distância.

 

Gestão: adesão espontânea de escolas e educadores (organização de edital de inscrição de interessados, de processo de seleção e de divulgação de resultados); articulação de instâncias (escolas; secretarias / superintendências; empresas e outros órgãos das localidades); trabalho em equipe; divulgações parciais do encaminhamento do trabalho e de resultados obtidos; acompanhamento de experiências bem sucedidas e contatos virtuais com organização de grupos interativos (formação de grupos de alunos e de educadores para trocas de informações e experiências), visitas e entrevistas para debate dos conteúdos trabalhados nos projetos temáticos.

 

Avaliação:

Organização de uma escala de níveis de avaliação em relação à participação dos educadores e voluntários na implementação do programa, à presença das atividades do programa nas salas de aula e, finalmente, das conquistas de aprendizagem dos envolvidos (alunos, educadores e voluntários);

Elaboração de provas de verificação de aprendizagem dos alunos e de questionários de conquistas de novos conhecimentos para professores, coordenadores pedagógicos e voluntários;

 

Estruturação de parceria avaliativa com os profissionais das escolas e secretarias/superintendências de ensino de modo a permitir que todos os possam avaliar, em condições de igualdade, as contribuições de cada um na implementação do programa e seus resultados obtidos.

 

Divulgação de resultados parciais e finais aos envolvidos e às autoridades de ensino responsáveis pelas escolas participantes.

 

Conteúdos abordados:

Gestão educacional da aprendizagem:

• Planos de implementação de projetos educacionais: elaboração, acompanhamento e avaliação;

• A formação e a condução de grupos operativos e centrados na aprendizagem;

• Metodologias de ensino: projetos temáticos e sequências didáticas articuladas em torno de temas;

• As tecnologias da informação e da comunicação como recurso de ensino e de aprendizagem (a internet como possibilidade de pesquisa, comunicação e construção de conhecimentos em rede).

Ensino da Leitura e da Escrita:

Gênero: Texto de vulgarização científica (a notícia, a infografia, a reportagem, o folder,).

Habilidades: Compreensão de textos (leitura); Tema e progressão temática (leitura e produção de textos); Coesão e coerência textuais (leitura e produção de textos).

Ensino da Matemática:

• Eixo Grandezas e medidas e as capacidades de: Estimar, Resolver problemas, e de operar com unidades de medidas envolvendo grandezas diversas.

Temas das ciências:

• A água, o ciclo da água e sua importância no desenvolvimento humano e natural;

• O corpo humano e o desenvolvimento físico;

• A higiene e a saúde: prevenindo e tratando as doenças;

• O desenvolvimento social do homem e o impacto desse desenvolvimento sobre a natureza.

Recursos utilizados:

· Computador e internet;

· Espaços públicos das comunidades (museus, jornais, órgãos e instituições públicas e privadas, bibliotecas, etc.);

· Livros e publicações de textos de vulgarização científica.