O curso de Pedagogia iniciou hoje as Mesas Temáticas com o tema Prática Educativa: alfabetização e letramento com a participação das professoras Marta Helena Facco Piovesan (mediadora), Iolanda Golveia Rozani e Járede Sousa Barros de Oliveira. O evento foi um momento de grande contribuição para as acadêmicas do curso de Pedagogia.
As professoras capitaneadas pelas publicações de Ângela Kleiman, Magda Soares Emília Ferreiro entre, outros estudiosos da educação, evidenciaram que a concepção de letramento contribuiu para redimensionar a compreensão que hoje temos sobre: a) as dimensões do aprender a ler e a escrever; b) o desafio de ensinar a ler e a escrever; c) o significado do aprender a ler e a escrever, c) o quadro da sociedade leitora no Brasil d) os motivos pelos quais tantos deixam de aprender a ler e a escrever, e e) as próprias perspectivas das pesquisas sobre letramento. Também em seus posicionamentos realçaram que “o conhecimento é fundamental para a profissão de professor” e que a leitura deve ser uma constante na vida de todo profissional.
A Coordenadora do curso professora Maria Cecília enfatizou que a estreita sintonia, os estudiosos da educação, nas suas vertentes teórico-conceituais, rompe definitivamente com a segregação dicotômica entre o sujeito que aprende e o professor que ensina. Romperam também com o reducionismo que delimitava a sala de aula como o único espaço de aprendizagem.
(06.10.2015)