Curso de Pedagogia realiza aula na Brinquedoteca

A turma de Pedagogia, na tarde desta sexta-feira, o curso de Pedagogia realizou uma aula na Brinquedoteca com o objetivo de catalogar e conhecer todo o material disponível. A aula foi na disciplina Iniciação Universitária, com a professora Marta Helena Facco Piovesan.

A Brinquedoteca é um espaço de prática pedagógica fundamentada em uma metodologia lúdica, onde os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são considerados instrumentos de intervenção durante o processo de ensino-aprendizagem com vistas a possibilitar à criança a construção da realidade a partir da vivência lúdica. A Brinquedoteca serve como laboratório de pesquisa para os acadêmicos do curso de Pedagogia, futuros professores, que precisam conhecer o universo das crianças e trabalhar com elas exige dos profissionais conhecimentos e capacidade de inovação o que nem sempre está de acordo com a compreensão da maioria dos educadores.

É fundamental para o aluno compreender as inúmeras funções das brincadeiras e dos brinquedos, pois com eles a criança se socializa, exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo brincar, desenvolve a coordenação motora, comunica-se, desperta a imaginação e é capaz de liberar sentimentos e emoções e, sobretudo, proporciona momentos de alegria e prazer.

(09.05.2015)