No último dia 5 de novembro de 2014, ocorreu no hall da Unibalsas a V Feira do Impostômetro. O evento foi um sucesso!!!! As pessoas que circulavam pela faculdade puderam verificar em vários segmentos de produtos o quantum de tributo pagam neles. Contamos com bancas que demonstraram isto aplicado aos segmentos de vestuário, de alimentação, de material de limpeza, de eletrônicos, automobilístico, de bebidas alcoólicas, de perfumaria, de maquiagens e de combustíveis.
De certo que a sensação do evento foi a demonstração dos tributos nos automóveis, o que atraiu a maior atenção do público, os quais admiravam-se com os tributos “embutidos” no Camaro (CHEVROLET) e do Fox (WOLKSVAGEM), além dos das motos ali expostas. Mas não parou por aí!!! As maquiagens fizeram bastante sucesso também com a “mulherada”. E os materiais de construção?!?! O pessoal que estava pensando em construir uma casa ficou abismado com o contraste dos itens com/sem tributo. Sem falar naquela inocente latinha de cerveja do final de semana – NOSSSAAA!!! Ficar cheiroso também não é mole, o “leão” morde forte no perfume. Etc… Etc… Etc…
Vale lembrar, a V Feira do Impostômetro é atividade dos alunos do quarto semestre do curso de Ciências Contábeis, os quais foram responsáveis por toda a “bagunça” e informação que foi exposta para o público da UB. Compartilharam essa responsabilidade o Prof. Bruno e Profa. Patrícia, os quais organizaram a atividade.
Você viu??? O impostômetro estava lá projetado, contando em tempo real a arrecadação. Aqueles que passaram pelo hall da faculdade puderam verificar o quanto o Estado brasileiro está arrecadando de tributos até aquele instante. Interessante né?
Bruno de Oliveira Rodrigues
Professor de Direito da Unibalsas
(10.11.2014)