Os acadêmicos do curso de Agronegócio, acompanhados pela Profa. Soliani Thomazi Meurer e pelo Prof. Anderson da Cunha Ramos, visitaram, no dia 28 de março, as instalações do Grupo Notaro Alimentos (FRANGONATTO), em Balsas – MA.
Na oportunidade, os acadêmicos puderam conhecer a fábrica de ração da empresa e os núcleos de cria e recria de aves, em fase final de construção. Observaram também como funcionará a cadeia produtiva e o processo de integração entre a empresa e produtores locais, contextualizando a prática com os assuntos vistos em sala de aula, nas disciplinas de Gerenciamento de Criações e Análise da competitividade de cadeias produtivas.
A capacidade de produção anual dessas unidades será de 330 mil toneladas de ração, 25,3 milhões de ovos férteis e 15 milhões de pintos. A nova planta industrial também trabalhará no sistema de integração, que consiste no apoio permanente da Notaro aos avicultores selecionados.
Na fase inicial do projeto serão implantados três núcleos operacionais: a fábrica de ração, para desenvolvimento e engorda das aves e armazenagem de grãos; a granja de produção de matrizes; e o incubatório, onde os ovos serão “chocados”. A segunda fase do projeto prevê a construção de um abatedouro industrial para executar o processo de beneficiamento, fechando a cadeia produtiva no Maranhão, segundo o engenheiro mecânico da empresa Ediberto Alves.
(30.03.2015)