– Curso de Administração realiza estudo de caso na Escola Pe. Fábio

Buscando a melhoria da realidade local e da integração entre a Instituição e a comunidade, o curso de Administração da Unibalsas – Faculdade de Balsas realiza de 06 a 29 de novembro, no Centro de Ensino Padre Fábio Bertagnolli, o projeto “Implantação do Programa 5S: um estudo de caso na Escola Padre Fábio” (29/10/2008).

Conforme a coordenadora do curso de Administração, a professora mestra, Maria de Lourdes Nunes, o objetivo principal do projeto é despertar a iniciativa de alunos e funcionários para criação e implantação de projetos de melhoria contínua do ambiente escolar, do relacionamento humano, refletindo positivamente nos resultados da escola. “Como entendemos que as necessidades são muitas, inicialmente pretendemos trabalhar com as questões relacionadas à melhoria da qualidade do ambiente físico, do comprometimento de alunos e funcionários com esta prática simples de conseguir colaboração e benefícios mensuráveis”, ressalta a coordenadora.

O lançamento do projeto será no dia 30 de outubro com palestras de às 14h, no auditório do Centro de Ensino Padre Fábio, com uma palestra de sensibilização e explicação da metodologia.

Tradução dos 5S

A sigla 5S originou-se de cinco palavras japonesas que começam com a letra S. Seiri – senso de Utilização, Seiton – Senso de Ordenação, Seiso – Senso de limpeza, Seiketsu – Senso de Saúde, e Shitsuke – Senso de Auto Disciplina.

De acordo com a prof. Msc. Maria de Lourdes o projeto será desenvolvido com atividades práticas, em que serão trabalhadas as fases dos 5S. No Senso de Utilização serão feitos os descartes de objetos que não são necessários; no Senso de Ordenação é quando, serão organizados no ambiente apenas os objetos úteis; no Senso de Limpeza será feita a limpeza geral da escola, incluindo o pátio; o Senso Saúde é a conservação da vida em suas condições físicas e mentais, atentando para procedimentos de segurança no ambiente de trabalho; no Senso Auto Disciplina será feita a capacitação de multiplicadores da escola, para dar continuidade ao projeto. “Os 5S que tem como base o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Sendo praticado no ambiente escolar é mais fácil tornar-se hábito, costume, cultura neste mundo de mudanças tão rápidas e significativas na vida dos nossos jovens”, explica a coordenadora.

Participam do projeto: coordenação, professores e acadêmicos do curso de Administração da Unibalsas – Faculdade de Balsas, alunos e professores do Centro de Ensino Padre Fábio Bertagnolli, localizado na Rua 06 , s/nº Bairro – Cohab.