Aconteceu na sexta (7) o Primeiro Fórum Ambiental do Sul do Maranhão. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Balsas, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura de Balsas e Unibalsas. Turismo e exploração mineral foram os principais temas. O fórum teve início às 9h40 e se estendeu até as 18h30. Cerca de duzentas pessoas de várias cidades compareceram ao evento. O próximo fórum acontecerá em julho de 2010, em São Raimundo das Mangabeiras.
Muitas autoridades locais e da região participaram do encontro: o prefeito de Balsas, Francisco Coelho; o prefeito de Riachão, Edimar Alves; o prefeito de Benedito Leite, Júnior Coelho; o prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, João Francismar; a prefeita de Sambaíba, Dea Dantas; o diretor do 22º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral, Dr. Jomar Feitosa; o diretor de Planejamento e Arrecadação – DIPAR, Dr. Marco Antonio Valadares, o secretario adjunto da Secretaria de Minas e Energia, Dr. Luis Alfredo Barros Pinto, a secretaria de Meio Ambiente de Balsas, Susana Rockenbach e a técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Samara Oliveira Costa, que registrou todo o evento.
A primeira palestra tratou do Turismo e o Futuro da Chapada das Mesas, proferida pelo Secretário de Turismo de Riachão, Werbeth Kelnner Gonçalves. À tarde aconteceu a última palestra que tratou de Mineração – Departamento Nacional de Produção Mineral, proferida pelo Chefe do 22º DNPM-MA, Dr. Jomar Feitosa. As palestras eram seguidas de mesas-redondas.
A Secretaria de Meio Ambiente de Balsas, Susana Rockenbach, destacou a importância do fórum para desenvolvimento da região sul do estado. Em seguida propôs a todos a sugestão de uma data para o próximo encontro para que possam dar continuidade aos trabalhos pelo meio ambiente. Também solicitou que os municípios apresentassem propostas para serem encaminhadas para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
O Prefeito de Riachão, Dr. Edimar Alves, destacou que a base das ações deve estar no trabalho com as crianças, porque o que é ensinado às crianças tem dez vezes mais força do que quando falado para um adolescente, porque a criança age como multiplicador.
Foi deliberado que a organização de um II FORUM aconteça em julho de 2010 na cidade de São Raimundo das Mangabeiras; a elaboração de um grande plano de Educação Ambiental, formando agentes ambientais e a regularização da situação de exploração mineral e agropecuária na região; a criação de uma comissão permanente de trabalho composta por representantes dos municípios integrantes do pólo; reuniões periódicas para levantamentos dos potenciais turísticos e de exploração mineral da região sul do estado; reunião das prefeituras por meio das suas secretarias de meio ambiente para através de uma equipe técnica elaborem um plano de reflorestamento ambiental feito através do estudo minucioso das áreas prioritárias, realizar plantio de arvores, com apoio dos prefeitos nesses trabalhos, dando condições para solução dos problemas.
O evento encerrou com a apresentação do multi-instrumentista Eliezer do Acordeon.