Sexta-feira, 05 de fevereiro, às 15h, o coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Unibalsas – Faculdade de Balsas, Cléverton Marlon Possani, reuniu-se com os professores do curso. Em pauta, o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, que os alunos realizarão neste semestre. O TCC é um requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação, e será orientado por um professor do referido curso. No encontro, também estavam presentes os professores: Rodrigo Ferreira, Júnior Bandeira e Cassiana Fagundes. Conheça os professores e suas respectivas áreas de atuação no Trabalho de Conclusão de Curso (05/02/2010).
TEMAS PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E SEUS RESPECTIVOS ORIENTADORES
Prof. Cleverton Marlon Possani
1 – Software Livre no Agronegócio
Este projeto visa estudar plataformas de software livre para serem usadas na gestão do agronegócio. Existe uma grande variedade de opções existentes na área de gestão. O Objetivo Geral do trabalho é produzir conhecimento sobre as opções de software livre que podem ser utilizadas no setor agrícola. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Realizar a configuração de pelo menos 3 software da área;
Realizar um manual de instalação e configuração de cada software utilizado;
Realizar comparativos de utilidades/relatórios/módulos/…;
Propor novos módulos para adaptação dos softwares às necessidades do setor;
2 – RSSF Aplicada em Silo Bag
Durante o armazenamento de grãos em silos, estes ficam sujeitos às alterações da temperatura ambiente que, junto com o teor de umidade da massa de grãos, são os responsáveis pela evolução da população de insetos e microorganismos que influenciam significativamente na qualidade do produto. Uma alternativa é realizar o monitoramento dos grãos para detectar anomalias. O Objetivo Geral deste trabalho é realizar um estudo sobre a viabilidade do uso de Redes de Sensores Sem Fio aplicados em Silo Bag. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Estudar as RSSFs e suas respectivas vantagens no armazenamento de grãos em Silo Bag;
Estudar a relação de densidade dos nós sensores;
Realizar simulação da aplicação da RSSF em Silo Bag;
Realização de análise financeira da RSSF em Silo Bag;
3 – Viabilidade de Software Livre na Gestão Escolar
Este projeto tem por Objetivo Geral e propor soluções economicamente viáveis para a gestão escolar do município de Balsas. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Analisar o atual estado de gestão escolar da rede municipal;
Identificar necessidades existentes e mapear soluções para as mesmas;
Realizar um estudo estudo sobre o uso do Software Livre na gestão escolar;
4 – Software Livre na Educação
Objetivo Geral é identificar softwares livres que ajudam a melhorar o desempenho escolar. Os objetivos específicos deverão ser propostos pelos candidatos a este tema.
5 – Inclusão Digital: Estado da Arte
O acesso à internet deve ser democratizado, visto que é um robusto banco de informações e serviços e deve ser disponibilizado à toda sociedade brasileira. O Objetivo Geral deste trabalho se concentra na realização de um estudo cronológico das ações desenvolvidas na região de Balsas para promoção da inclusão digital. Os objetivos específicos deverão ser propostos pelos candidatos a este tema.
6 – Redes Autonômicas
O gerenciamento de redes de comunicação está em plena fase de desenvolvimento. Redes que se auto-gerenciam podem ser uma ótima solução para o futuro das mesmas. O Objetivo Geral é propor uma solução próxima da ótima no que se refere a rede auto-gerenciável. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Desenvolver um estudo sobre as necessidades e os desafios da equipe de gerencia de redes nos dias atuais;
Realizar um estudo do Estado da Arte sobre redes Autonômicas;
7 – Rede Metropolitana
A internet é o maior meio de comunicação mundial, nunca na história da humanidade uma descoberta tecnológica se espalhou tão rapidamente como a web. O Objetivo Geral deste trabalho é realizar um estudo sobre as necessidades de implementação e os benefícios da oferta que a internet pode trazer à toda população Balsense. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Realizar um estudo sobre as tecnologias que podem ser utilizadas (wimax, wifi, wireless, …)
Realizar um estudo sobre a área de cobertura necessária;
Realizar um estudo sobre a necessidade de banda necessária;
Realizar um estudo sobre mecanismos de segurança a serem adotados;
Realizar análise de custo inicial e custos de manutenção;
Prof. Junior Marcos Bandeira
Áreas de atuação:
Banco de dados
Integração de bancos: Construir um mecanismo que faça dois SGBDs de tecnologias diferentes se comunicarem. Isso consiste em estudar a semântica de construção de dois bancos de dados e construir um middleware que possibilite a atualização de dados redundantes simultaneamente nas duas bases.
Reengenharia de banco de dados: Refazer um banco de dados utilizando as técnicas de engenharia reversa para construção de projeto e melhoramentos técnicos. A partir de um banco de dados já construído devem ser identificadas as entidades e sobre elas aplicar as técnicas de normalização e construção de projeto. Logo depois o banco é reconstruído e a base antiga migrada.
Controle de acesso a Banco: Melhorar o mecanismo de controle de acesso aos objetos do banco de dados possibilitando um controle mais abrangente, por exemplo, evitar que o usuário acesse o banco fora do seu horário de expediente. O mecanismo pode ser construído através de gatilhos que disparam e conferem as regras relativas ao horário de trabalho de cada funcionário.
Mineração de dados: Utilizar ferramentas de mineração de dados para possibilitar análises sobre determinadas combinações de dados do banco, algum comportamento ou padrão específico como, por exemplo, o padrão de compras de todo inicio de mês em uma loja.
Segurança
Mecanismo de autenticação mais forte: Construir um mecanismo que possibilite níveis de autenticação diferenciados, por exemplo, o perfil administrador deve informar a digital mais a senha, enquanto o perfil professor pode se autenticar somente com senha.
Construir um modelo de controle de acesso: Construir um sistema que controle o acesso por perfis ou consiga levar em consideração mais variáveis do tipo as propriedades do ambiente de onde o usuário está acessando determinados recursos, por exemplo: se usuário estiver na sala de reuniões não pode acessar a internet.
Desenvolvimento de sistemas Web
Construir um sistema que rode via browser: Implementar um sistema que rode via browser construído com alguma linguagem de programação dinâmica para internet (PHP,JSP,ASP). O desenvolvimento do sistema implica análise, projeto e construção do sistema com justificativa da escolha das tecnologias (linguagem, banco de dados) para implementação.
Áreas de atuação: Profª Cassiana Fagundes da Silva
Inteligência Artificial
Sistemas Especialistas: Construir um sistema especialista para diagnóstico de doenças, situações de risco, e demais situações desejáveis. Pode ser construído o SE através de Linguagens de Programação ou então utilizar ferramentas disponíveis para construir a base de dados.
Processamento de Linguagem Natural: Trabalhar com sumarização de textos, isto é, dado um determinado texto ou conjunto de textos, verificando as palavras chave e então construir o texto sintetizado (um parágrafo). Extração de informação em base de dados a fim de adquirir conhecimento útil para a tomada de decisão.
Mineração de dados: Utilizar ferramentas e algoritmos de mineração de dados para auxiliar na tomada de decisão para qualquer área: medicina, setor financeiro, agropecuária, geoprocessamento, web (com técnicas voltadas para Web), etc.
Redes Neurais: Uso de algoritmos de redes neurais (supervisionados e não-supervisionados) para previsão, classificação, agrupamento de dados.
Interação Homem-Máquina
Usabilidade e acessibilidade: Criar aplicações de acordo com os critérios ergonômicos de usabilidade; avaliar sites de comercio eletrônico conforme usabilidade. Trabalhar com acessibilidade em sites para inclusão digital.
Engenharia de Software
Qualidade de Software: Trabalhar com modelos de processo de desenvolvimento de software para auxiliar na melhoria continua dos processos desenvolvidos em organizações.
Testes de Software: Avaliar métodos e técnicas para avaliação de software. Construir ferramentas para auxiliar a avaliação de desenvolvedores na validação de software.
Métricas de Software: Construir/elaborar métricas para avaliação de qualidade de software, levando em consideração o processo e produto de software a ser desenvolvido.
Informática na Educação
Sistemas Multimídia e Hipermídia: Construção de aplicações multimídia e/ou hipermídia para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas áreas acadêmicas.