– Capacitação em Docência é Concluída na Faculdade de Balsas

“Otimização da Prática Docente” foi o tema do Programa de Capacitação em Docência Universitária, da Unibalsas – Faculdade de Balsas, que se encerrou no último sábado, 8. O objetivo, discutir práticas pedagógicas para alcançar melhor qualidade de ensino e aprendizagem. O programa teve duração de três meses, uma parceria da Instituição com o Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Humano (Cepedh). A capacitação foi orientada pelo professor Dr. Benito Almaguer Luaiza e contou com a presença do quadro docente da Instituição (12/11/2008).

Para o diretor acadêmico, o prof. MSc. Fábio Pillatt, o anseio da Instituição é de aumentar a qualidade dos serviços e otimizar a didática universitária. “A capacitação atingiu os objetivos propostos e além da parte teórica, houve atividades práticas e consultoria individual aos docentes, nas salas de aula, com orientações didáticas”, ressalta Pillatt, acrescentando que a intenção da Faculdade é dar continuidade a capacitações nos próximos semestres.

A capacitação abordou: O Brasil no contexto internacional: Educação e Ensino; Educação e Ensino: Situação do nordeste no contexto nacional; Liderança; Epistemologia na Prática Universitária; Categorias e Princípios Didáticos; Ética e Componentes Didáticos; Planejamento Didático (Macro, Meso, Micro); Monitoria; Orientações de TCC, Monografias e Trabalhos de Pesquisa e Tipologia de Aulas Universitárias.