“Meu cérebro funciona diferente, é verdade! Mas o meu coração sente como o seu!”
O curso de Pedagogia da Faculdade de Balsas buscou, em sua aula inaugural, “lançar” um olhar mais atento, cuidadoso, realista e aprofundado sobre a formação dos estudantes (pedagogos e psicólogos), a respeito da perspectiva da educação inclusiva, tendo como eixo principal o autismo.
A aula inaugural teve como tema “A Pedagogia na perspectiva da educação inclusiva: autismo e outros desafios”. Para essa noite, convidamos para compartilhar conhecimentos, vivências, experiências, desafios e conquistas as painelistas: Jaqueline Goulart – Pedagoga/Professora Coordenadora de Estágios da Escola Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú/Orientadora Educacional da rede municipal de ensino de Santa Rosa-RS; Ani Cristina Kudiess – Pedagoga/Educadora Especial-Professora do Atendimento Educacional Especializado-AEE da escola Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú de Santa Rosa-RS; Fernanda Correia de Lima Almeida, atua como Professora do AEE no Município de Balsas-MA; e Veronice Rodrigues de Almeida Licenciada em Geografia/Professora da rede municipal de ensino de Balsas-MA, representando todas as mães de filhos autistas de nosso Município, em especial a AMA (Associação de Mães de Autistas) de Balsas.
As convidadas contribuíram para uma noite de alertas, de relatos de sucesso, de esclarecimentos, de perspectivas para o futuro, de possibilidades de pesquisas e acima de tudo da necessidade e da possibilidade real de uma mudança de postura social e profissional dentro das escolas.
Nessa noite, ouvimos professoras que atuam nas salas AEE de nosso município e de outros, bem como o relato de uma mãe que nos apresentou o quanto é importante os professores estarem preparados para a inclusão não somente da criança ou do jovem autista na escola, mas da família como um todo. Cada gesto e palavras, fazem a diferença para a conquista de uma melhor educação e inclusão. Estas mulheres nos mostraram o quanto precisamos olhar para o outro, reconhecê-los como diferentes e enfrentarmos juntos (escola-professor-aluno-família-sociedade) os desafios para superar as barreiras da exclusão e do preconceito.
Confira mais dessa noite especial no vídeo abaixo: