Atividade Interdisciplinar: Unibalsas e IFMA – Julgamento Simulado

Na noite da última sexta-feira foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA (Campus São R. das Mangabeiras) uma atividade interdisciplinar promovida pela Profa. Ione Marly Arouche Lima, finalizando a disciplina Evolução com os acadêmicos do 7º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Nesse evento simulou-se um julgamento sobre a “Teoria Evolutiva”, de modo que os graduandos puderam se posicionar atacando a teoria ou defendendo-a. Foi convidado para atuar como juiz o acadêmico Eloberg Andrade do 6º período do curso de Direito da Faculdade de Balsas.

As apresentações foram divididas em seis tópicos: Fósseis, Anatomia Comparada, Embriologia, Teorias da Física, Teorias da Geologia, Genética/Biologia Molecular. Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas foram organizados em dois grupos, sendo que cada grupo desenvolveu uma tese contra e outra a favor da Teoria Evolutiva. O objetivo do trabalho consistia em avaliar qual grupo desenvolveria a tese mais convincente.

Eloberg Andrade comentou: “Os grupos se apresentaram com muita competência. O que me chamou a atenção é que os acadêmicos se preocuparam em apresentar os temas de forma que qualquer pessoa pudesse compreender, tendo em vista que os tópicos são bem complexos. Nessa atividade tivemos um intercâmbio de ideias com alguns acadêmicos solicitando informações sobre o curso de Direito. Inclusive alguns manifestaram o desejo de futuramente ingressarem no curso e conjugar o conhecimento jurídico com as Ciências Biológicas. Finalmente, atividades como essa enriquecem a formação acadêmica e destacam a importância do suporte das Ciências Biológicas para as soluções de problemas que envolvem o Direito em searas como Direito Ambiental, Direito Agrário e Biodireito; isso só para citar algumas!”.

A Profa. Ione expressou que eventos como esse reforçam a estreita e proveitosa relação interinstitucional entre a Unibalsas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Parabenizou os licenciandos pela produção discursiva de qualidade e que mesmo assumindo posicionamentos contrários as suas convicções pessoais, evidenciaram que, como futuros professores, estão prontos para enfrentarem questões de caráter controverso e a incorporar elementos do discurso científico nas suas argumentações.

(26.10.2015)