Análise do Livro Apologia de Sócrates Instiga Alunos a Expor Ideias em Forma de Julgamento

O Professor Mestre Leonardo Mendes Bezerra desenvolveu uma atividade interdisciplinar de Filosofia com os acadêmicos do 2º período de Direito.

A atividade consistiu em realizar uma leitura analítica e exploratória sobre o livro “Apologia de Sócrates” de autoria do Filósofo Platão e expor suas ideias em forma de julgamento. A atividade aconteceu em 1º de outubro.

Em sala de aula, a turma foi dividida em equipes e colocada a seguinte questão: Quais são os benefícios e malefícios gerados com o julgamento de Sócrates?

As equipes se organizaram e elegeram oito representantes, um representando cada equipe. No momento em que quatro deles estariam acusando Sócrates e os demais estariam defendendo o réu.

Bezerra explica que a proposta avaliativa realizada seguiu os seguintes critérios, fundamentadas na metodologia filosófica, no processo de atribuição das notas.

1 – Uso correto da dialética socrática e platônica;

2 – Utilização da maiêutica e da ironia;

3 – Uso da dedução e da indução;

4 – Uso da lógica formal e

5 – Análise do discurso e análise de conteúdo.

“É de grande satisfação presenciar o envolvimento, o interesse e o bom desenvolvimento dos acadêmicos na realização do trabalho, assim como é  um grande desafio realizar um trabalho com todo um arranjo ideológico cheio de interesses no desenvolvimento do pensamento analítico, reflexivo e crítico”, afirma o professor.

O acadêmico Sérgio Barros avalia de forma positiva a realização desta atividade interdisciplinar. “A atividade foi excelente, a turma se envolveu e o professor acertou muito na iniciativa, condução e fechamento. Vamos fazer uma campanha: Mais abstrações do Direito!”, ressalta.