As atividades rurais são consideradas como as mais perigosas que existem para os trabalhadores, podendo superar inclusive aquelas da construção civil.
Algumas características únicas do ambiente agrícola levam-no a apresentar fatores negativos com relação à segurança do trabalho: ausência da uniformidade e controle sobre o local de trabalho e das próprias atividades, sobreposição entre o local de trabalho e o lar, o emprego frequente de mão-de-obra familiar sem restrições de idade, baixa atuação do estado como legislador e fiscalizador de leis regulamentadoras dos riscos e perigo das atividades agrícolas. Sobre este último aspecto, pode-se dizer que o Brasil conta apenas com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, dentre elas a NR 31.
Com a intenção de informar os alunos do curso de Agronegócio sobre os princípios básicos de Primeiros Socorros, a coordenação do curso teve a oportunidade de proporcionar aos alunos uma palestra sobre Primeiros Socorros em Caso de Acidentes no Ambiente Agrícola, que foi realizada no último dia 11/04/2014. A palestra foi ministrada pela coordenadora do SAMU – unidade de Balsas, a senhora Gley Simone R. da Costa, que apresentou aos alunos quais procedimentos devem ser realizados em caso de acidentes como: queimaduras, fraturas de quaisquer espécie e também sobre envenenamento e/ou intoxicação.
A palestra contou também com a presença do Prof. Irapuan Nunes, que ministra a disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho, que está sendo oferecida, esse semestre, aos alunos do 5º período. O professor enfatizou a importância do conhecimento dos procedimentos básicos que devem ser ofertados ao acidentado antes e durante o momento da chegada da equipe de socorro.
Ao final da palestra, a coordenadora do SAMU enfatizou também que, tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser direto e preciso sobre as condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência.(15.04.14)