• – Alunos de Sistemas de Informação (Informática) participam do Congresso InfoBrasil TI e Telecom
Clique para Ampliar!

Os alunos do Curso de Sistemas de Informação (Informática) da Faculdade de Balsas participaram do lançamento da InfoBrasil 2009, que aconteceu de 26 a 29 de maio, no Centro de Agronegócio do Sebrae, em Fortaleza-CE. Em sua 35ª edição e 15 anos de realização contínua, o encontro objetivou a promoção de um fórum nacional de intercâmbio científico na área de TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação (08/06/2009).

Estudantes, pesquisadores e empresários do setor de tecnologia da informação de todo o país compareceram, conferindo em um só evento: o II Congresso Tecnológico InfoBrasil, o IX Seminário e-GOV, o IV Fórum dos Institutos de P&D e Inovação e a Palestra Show Momento InfoBrasil; além de oficinas e mini-cursos. Ao mesmo tempo aconteceu o curso “Tecnologias para o Desenvolvimento de Aplicações para TV Digital”, com duração de 12 horas, distribuídas em três módulos: “Aplicações na TV Digital”, “Desenvolvimento de Aplicações usando JavaDTV”, e “Desenvolvimento de Aplicações usando NCL”.

Para o estudante do 5º semestre do Curso de Sistemas de Informação, Ernando Gomes, o congresso foi interessante por vários motivos: “pelo volume de conhecimentos adquiridos, a partir do diálogo com alunos de todo o país; pelos muitos trabalhos apresentados e que contribuíram para a nossa formação. Chamou a atenção também a facilidade de interação entre alunos de várias regiões brasileiras. Aprovei os stands e as palestras, principalmente quando tratavam de assuntos que já tínhamos visto nas disciplinas do Curso de Sistemas de Informação”.

A InfoBrasil e Telecom 2009 é o segundo evento do País na área de tecnologia da informação e telecomunicações, contando com importantes parceiros como: Ministério das Comunicações (programas de inclusão digital), Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e outros.

As principais empresas de TIC apresentaram relatos sobre casos de sucesso e temas de interesse do mercado na Agenda de Negócios da InfoBrasil. Ao todo, foram ministradas 54 palestras para cerca 4.300 convidados. O ambiente de exposição contou com 108 stands onde as empresas puderam expor as novidades do mercado, realizando negócios.