Notícias

  • Home
  • Sem Categoria
  • – Alunos da Faculdade de Balsas colaboram em projeto ambiental no município

– Alunos da Faculdade de Balsas colaboram em projeto ambiental no município

 

 

 

 

A nova gestão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMAM iniciou o treinamento e capacitação com os colabores do órgão para a implantação do Projeto da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos. O projeto é assinado pela secretaria do Meio Ambiente, Suzana Maria Rockenbach e tem a colaboração dos alunos da Faculdade de Balsas, Anderson da Cunha Ramos do curso de Especialização em Gestão da Informação e Emanuel Duarte do I período de Sistemas de Informação (27/03/2009).

 


Conforme a secretária o treinamento foi à primeira medida para o início dos trabalhos do Setor. “Não tem como atender a grande demanda da população sem pessoal capacitado”. Ressalta também, que a maior demanda da secretaria é com relação à Certidão de Uso e Ocupação de Solo e que os maiores problemas ambientais como fundo de vale (áreas de mata que ficam nas proximidades de zonas urbanas), poluição dos mananciais hídricos com esgoto doméstico e demais impactos ocorrem por falta de conhecimento da legislação municipal, aplicação e cumprimento da lei nº 848/04 que trata do Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, bem como a lei que criou o Plano Diretor.

 

Coleta Seletiva


Suzana Rockenbach enfatiza que não se usa mais o termo ‘lixo’, já ultrapassado. “São resíduos sólidos urbanos passíveis de serem reciclados”. O projeto está na fase de levantamento de custos, cronograma de implantação, conscientização e adesão de associações ou cooperativas interessadas em trabalhar, por isto já estão acontecendo reuniões com associações de bairros, que demonstram grande interesse, com pessoas inscritas para iniciar a coleta porta a porta conforme proposto no projeto.

 

Com a coleta seletiva, os resíduos são separados na fonte, coletados e enviados para a reciclagem. É possível notar dentre os benefícios: geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis, redução da poluição do solo, da água e do ar, diminuição dos gastos com a limpeza urbana, melhoria na limpeza e higiene da cidade, prevenção de enchentes, controle  de desperdício e cria oportunidade de fortalecer associações e cooperativas de reciclagem.

 

A SEMAM começa a ser estruturada em departamentos, inicialmente funcionando através de quatro equipes: Divisão de Infra-estrutura, Educação Ambiental, Resíduos Sólidos e Fiscalização e Legislação Ambiental. “Este processo terá alterações, mas a principio será necessário para que a equipe seja qualificada e possamos atender as demandas de forma mais eficiente e em conformidade com as Leis Federais, Estaduais e Municipais”.

 

Suzana Maria Rockenbach reside em Balsas desde 2006, quando iniciou suas atividades como gerente administrativa da Ceagro. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo  –  Centro Universitário de Brasília – Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas – Brasília – DF. Especialista em Administração Financeira, Contábil e Controladoria e em Educação e Gestão Ambiental, ambas pela FECEA – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana-PR e esta cursando a especialização em Direito Ambiental – Grupo Educacional Uninter/Facinter – Curitiba-PR através da Design.