Acadêmicos do curso de Direito participam de disputa argumentativa

A coordenadora do curso de Direito, Prof. Me. Tatiana Cosate, em parceria com o Prof. Me. Vinícius Abdala, titular da cadeira de Execução Penal, desenvolveram na data de ontem uma disputa argumentativa entre as turmas do 6º período de Direito, envolvendo a temática da “(Im)possibilidade da visita íntima para casais homoafetivos no sistema carcerário Brasileiro”.

De acordo com o professor Abdala “é de grande relevância, despertar nos acadêmicos o interesse por discussões que ainda não possuem previsibilidade legal, tendo em vista que em tais situações os acadêmicos aprendem a importância da relativização de conceitos jurídicos em prol da garantia dos Direitos Fundamentais”.

Nesta perspectiva, cada turma foi representada por dois oradores: Nilson de Oliveira Costa e Cristiano de Oliveira Lima argumentando a possibilidade de visita íntima para casais homoafetivos e os alunos Eloberg Bezerra de Andrade e Urubatan Pinheiro defendendo a não permissibilidade da referida visita. A cada argumentação levantada, era visível a empolgação do auditório ávido pela tentativa de formação de opinião da banca encarregada de decidir o debate.

Nas palavras da Prof. Cosate, “o evento de ontem demonstrou o qual grande é o potencial de nossos acadêmicos, bem como a preocupação do corpo docente da faculdade não apenas com a formação teórica de graduados nas ciências Jurídicas, mas de cidadãos conscientes de que podem e devem, através de seu futuro ofício, modificar a sociedade em que estão inseridos”.

Ao final, para além da turma vencida e vencedora, restou evidente que a totalidade dos acadêmicos deixaram o auditório com a certeza de que executar uma pena imposta representa, acima de tudo, respeito ao ser humano que infringiu a norma jurídica penal.

(03.09.2015)