– Abertura da III Semana Acadêmica de Direito da Faculdade de Balsas

Segunda-feira (21), às 19h00, aconteceu a abertura da III Semana Acadêmica do Curso de Direito, no auditório da Faculdade de Balsas. Compuseram a mesa: O Diretor Geral da Unibalsas, Márcio José Honaiser; O Diretor Acadêmico, Fábio Pillat; o Coordenador do Curso de Direito, Giorge André Lando; o palestrante Ministro do Tribunal de Contas da União, Dr. Raimundo Carreiro e autoridades da região. O palestrante é graduado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB.

Advogado, já atuou como Analista Legislativo especializado em Orçamentos Públicos; foi secretário geral da mesa do senado, e ainda atuou como vice-presidente do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.

O diretor da Unibalsas, Márcio José Honaiser, relembrou as semanas acadêmicas anteriores e falou da importância deste evento para a comunidade acadêmica. O coordenador do curso de Direito, Giorgio André Lando, discorreu sobre valores e desafios jurídicos, e destacou a atualidade do tema da semana acadêmica.

Em seguida foi a vez do palestrante Dr. Raimundo Carreiro, que fez um breve histórico do tribunal de contas da união; da história das instituições republicanas que apresenta episódios de nepotismo e outros casos; da seriedade do órgão, dos seus propósitos e dos seus profissionais; do direito da família; da fiscalização da aplicação das verbas públicas e do respeito aos direitos constitucionais. Sobre o tema da semana acadêmica de Direito, o palestrante destacou: “Existe sim, crise de valores mas não podemos acreditar que ela domina todo o meio social”.

Na terça (22), das 19h00 às 20h40, a III Semana Acadêmica de Direito apresentou a palestra “Repensando o Ensino Jurídico: a formação acadêmica para a alteridade”, proferida pelo Prof. Dr. Celso Hiroshi Iocohama, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Das 21h00 às 22:30 – Palestra “Os Novos Desafios à Constituição do Conhecimento Jurídico ou As Pedras no Meio do Caminho” – Palestrante: Dr. Jorge Moreno, Juiz de Direito aposentado do Estado do Maranhão.