Além de contribuir com a preservação do meio ambiente o projeto visa chamar atenção da comunidade apara a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental. A ação quis mostrar a população ribeirinha que não adianta acreditar que à força das águas do Rio Balsas será capaz de anular as agressões provocadas pelas ações humanas. A destruição das matas ciliares, uso excessivo de agrotóxicos, lançamentos de esgotos e do lixo produzidos são apenas algumas que já se tornaram uma triste tradição em suas margens.
Foram retirados das margens do Rio Balsas mais de 20 sacos de lixo. Entre os materiais recolhidos era possível encontrar de tudo: plástico, papéis, vidros, roupas, peças intimas. Mas, o que mais preocupou a equipe de acadêmicos da Unibalsas foram os esgotos à céus aberto vindo das residências, muitas delas de alto padrão, que não tratam seu esgoto e desovam tudo direto no rio.
O evento mutirão legal entra para o calendário da Faculdade como um projeto permanente, coordenado pela professora Tayra Rezende, em forma de ação solidária, com intensa participação dos acadêmicos.(05.06.14)