Programa de Orientação ao Estudante (PROE)

O Programa de Orientação ao Estudante (PROE) da Faculdade de Balsas é coordenado pelo Psicólogo e mestrando em Psicologia Prof. Vinícius Xavier. Com o lançamento desse programa a Faculdade assume a responsabilidade institucional de oferecer suporte ao desenvolvimento e amadurecimento da vivência acadêmica. O PROE vai orientar, coordenar e avaliar as atividades de orientação ao estudante, organizando e articulando as relações entre estudantes, professores e gestores que, em seu conjunto, fundamentam a existência da Faculdade de Balsas. O programa possui 4 diretrizes/pilares de orientação e atuação: orientação e apoio administrativo, pedagógico, profissional/referencial e psicológico. Fique por dentro!

A diretriz principal do programa diz respeito à formação do cidadão, através da relação do aluno com a comunidade acadêmica, convidando-o a participar das atividades desenvolvidas pela Faculdade.
A implantação do PROE justifica-se pelas experiências institucionais históricas que demonstram que a ação desses programas torna-se significativa somente quando assumida conjuntamente por toda a comunidade acadêmica.

Estudos realizados em universidades pelo país demonstraram que os estudantes que participam dos programas de orientação possuem índices de rendimento superiores em relação aos outros alunos.
Dados como este, estimulam a implementação, manutenção, ampliação e a busca de novas alternativas para os programas de orientação. Além disso, programas com este, enraízam-se no objetivo principal da formação do cidadão consciente e do profissional preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

As ações classificadas como de apoio e orientação, voltadas para alunos e professores, visam otimizar a resolução de questões acadêmicas e profissionais, colaborando com a potencialização de habilidades revertidas em prol do bom desempenho acadêmico dos componentes dos segmentos envolvidos.

O objetivo geral do PROE é oferecer ao aluno, o auxílio especializado por meio de orientação profissional para a resolução de problemas administrativos, pedagógicos, profissionais e psicológicos, buscando orientá-lo para que ele se sinta acolhido e inserido integralmente na instituição, bem como motivado e confiante para ingressar no mercado de trabalho.

O PROE tem como objetivos específicos diminuir conflitos pessoais e institucionais; motivar a participação na vida acadêmica; orientar de forma profissional e acadêmica; promover a relação do aluno com o mercado de trabalho; desenvolver competências; indicar leituras; orientar nos estudos; promover cursos, palestras, workshops; estimular o marketing pessoal.

Sua política de trabalho está baseada na ação organizada sob a responsabilidade de um coordenador do programa em sintonia com a coordenação do curso onde o aluno estiver matriculado, bem como, com o corpo docente do curso. Serão eles, no seu conjunto ou de forma individual, que irão sinalizar as medidas preventivas e/ou corretivas em relação ao aluno.

Tal modalidade inclui entrevistas, palestras de esclarecimentos e motivação, leituras complementares/orientadoras, análise de questões encaminhadas e acompanhamento na resolução de conflitos, dentro de uma abordagem reflexiva sobre os problemas que surgem.

A metodologia do trabalho do PROE é bem simples, pois os alunos podem se dirigir voluntariamente ao PROE ou podem ser encaminhados por professores e coordenadores ou direção da Faculdade. Primeiro se fará um diagnóstico do problema ou problemas, bem como, da sua complexidade e pertinência.

Após a referida triagem cada profissional atuante no programa deverá assumir seu papel de colaborador. Caso ocorra a apresentação de questões mais complexas, impossíveis de resolução dentro dos limites do programa, as mesmas deverão ser encaminhadas a uma outra esfera de tratamento que seja legal, clínica entre outras, fora dos âmbitos institucionais. Neste caso será importante o acompanhamento, mesmo que parcial, do responsável pelo programa.

A equipe de trabalho do PROE é formada por um coordenador, pelo diretor acadêmico, pelos coordenadores e professores do curso, pelos profissionais selecionados conforme as áreas de abrangência do programa. O PROE irá funcionar em uma sala própria, com os recursos necessários para que possa atender as suas finalidades precípuas.

Diretrizes/pilares de orientação e atuação:

1. Orientação e Apoio Administrativo – abordagem de assuntos e questões relativas ao funcionamento e hierarquia institucional que se refiram a esclarecimento de dúvidas e ambientação dos discentes na Faculdade;

2. Orientação e Apoio Pedagógico – observação de questões pertinentes ao campo pedagógico, com referência direta aos processos de ensino-aprendizagem, rendimento escolar e didático, atuação e postura de professores e alunos na dinâmica do cotidiano acadêmico, em especial às ações de nivelamento;

3. Orientação e Apoio Profissional/Referencial – encaminhamento de questões referentes ao marketing pessoal, perfil profissional e de mercado, levantamento de oportunidades de trabalho e qualificação profissional;

4. Orientação e Apoio Psicológico – identificação e direcionamento de questões de cunho psicológico que tenham interferências no processo de formação do aluno e/ou na ação docente e necessitem ser trabalhadas.