Segunda (24), às 14h15, na Faculdade de Balsas, começou o primeiro dia de aula da Faculdade Aberta à Terceira Idade- FATI. Além dos calouros, compareceram o presidente da mantenedora, Francisco José Honaiser e todo o corpo administrativo da Faculdade. Os alunos foram pontuais e demonstraram interesse, participando da cerimônia de abertura e da primeira aula. Os professores apresentaram-se e trataram da grade curricular do curso. A Faculdade Aberta à Terceira Idade tem Eunice Honaiser como aluna e grande incentivadora do projeto. A realização do curso coloca a Faculdade de Balsas entre as muitas instituições preocupadas com o exercício do corpo e da mente desse público tão carente de oportunidades como essa. A primeira turma da FATI conta com 40 alunos. Veja mais fotos!
A abertura da FATI foi feita pela Coordenadora do NPPGE, Lisiane Honaiser que deu a palavra para o presidente da Unibalsas. Francisco José Honaiser deu as boas-vindas aos calouros e destacou as transformações que aconteceram ao longo dos anos, facilitando a vida de todos, sobretudo do ponto de vista tecnológico. Destacou também a importância de acompanhar essas mudanças, aprendendo e transferindo conhecimentos.
Em seguida, Lisiane Honaiser apresentou a estrutura organizacional da Faculdade de Balsas: Diretor Geral, Márcio Honaiser; Diretor Administrativo, Renan Honaiser; Diretor Acadêmico, Fábio Pillatt.
Márcio Honaiser fez uma retrospectiva da Unibalsas e revelou que a FATI já fazia parte dos objetivos da instituição. Ele ressaltou a alegria de poder oferecer a primeira turma da FATI para um público tão especial.
O prof. Fábio Pillatt falou da alegria de estar recebendo os novos calouros; lembrou que um dos objetivos da Faculdade que é promover o ensino de qualidade em seus cursos de graduação e extensão. Lisiane destacou a função do NPPGE, dos projetos atuais e de outros que estão em andamento.
O coordenador da FATI, prof. Tiago de Garcia Nunes, parabenizou os alunos pela pontualidade e se colocou à disposição de todos para ouvir sugestões. Foi explicada a razão do FATI, seus objetivos e como alcançá-los. Tiago Nunes também destacou a necessidade de aproveitamento da experiência dos alunos da FATI e da troca de experiências, que irá enriquecer a todos. Tratou dos direitos dos idosos, do funcionamento diferenciado do curso: segunda, quarta e sexta, das 14h15 às 17h00 e de outras questões relativas à FATI.
Em seguida os professores falaram de suas disciplinas: Profª. Eugênia Maia (Fazendo arte); Profª. Sandy Sbordelotto (Dança, música e saúde); Prof. Fernando Fonseca (Finanças da Família); Prof. Júlio Dutra (Informática); Profº Tiago Nunes (Hablando Espanhol) e Prof. Vinícius Xavier, que foi representando por Lisiane Honaiser (Corpo e mente). O curso também conta com um espaço para a construção de uma nova disciplina que será sugerida pelos alunos.
Antes da pausa para o coffee-break, o coordenador da FATI, Tiago Nunes, apresentou o horário das aulas e a coordenadora do NPPGE, Lisiane Honaiser convidou os alunos pra conhecerem as instalações da Faculdade de Balsas.
De volta à sala de aula, a Professora Eugênia Maia aplicou uma dinâmica com música e dança, que teve a participação de alunos e professores.
Na abertura da FATI, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – NPPGE, Lisiane Honaiser, destacou o compromisso da Unibalsas – Faculdade de Balsas com a oferta de mais cursos de extensão para a comunidade balsense.
A profª da disciplina Fazendo Arte, Eugênia Maia, apresenta a “Dança do Côco” para os alunos da FATI, acompanhada de professores e da coordenadora do NPPGE, Lisiane Honaiser
O coordenador da FATI, prof. Tiago Nunes e o professor da disciplina Financas da Família, Fernando Fonseca.
Alunos da FATI partcipam da dinâmica das cores.
Dança do coco que teve a participação de alunos e professores da FATI.
Primeira turma da Faculdade Aberta à Terceira Idade – FATI na aula inaugural.