A empresa de pesquisas IDC (International Data Corporation) mostrou que este ano as vendas de netbooks praticamente dobraram em relação ao ano passado (2008). Foram vendidas 26,4 milhões de unidades dessa máquina, o que despertou o interesse de empresas que estão dispostas a investir neste segmento, afirma matéria da Folha de São Paulo/Reuters.
Diferentes dos notebooks, os netbooks são menores e mais baratos, além de serem apropriados para a execução de tarefas mais simples como navegação na internet e acesso a e-mails. A empresa pioneira nesta vertente é a Asustek (Taiwan) que lançou sua primeira máquina em 2007. Na seqüência vieram outras marcas como a Acer (Taiwan) e as norte-americanas Hewlett-Packard e Dell, que passaram a incluir o netbook em seus catálogos.
A Sony (Japão) é a mais recente entre as grandes fabricantes a seguir essa tendência, com o novo modelo netbook Vaio. O valor será em torno de US$ 629 (R$ 1.240) disponível no Japão a partir do mês de agosto. A manobra, anunciada em 7 de julho de 2009, tem a finalidade de inserir a gigante dos eletrônicos no crescente mercado dos netbooks.
Um porta-voz da empresa revelou que há uma grande expectativa de que o novo design do produto e a alta resolução do display ajudem no estabelecimento da empresa nesse mercado. Isso porque a máquina está equipada com o sistema operacional Windows XP, processador Intel Atom e tela de LCD com resolução de 1.366 por 768 pixels, o que a torna bem superior às outras máquinas que possuem resolução de 1.024 por 600 pixels.