– Coordenador de Ciências Contábeis participa de encontro em Brasília

O IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, que acontece em Brasília, em 12 e 13 de março, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, contará com a presença do prof. MSc Roniés Bonifácio, coordenador do curso na Faculdade de Balsas.

O evento acontece desde 2006, sendo realizado pelo CFC e pela Fundação Brasileira de Contabilidade. As discussões de alto nível visam aproximar o CFC às instituições de ensino superior que possuem o curso de Ciências Contábeis, além de buscar o perfil desejado do futuro profissional de contabilidade, diante das inovações legislativas e das diretrizes curriculares.

A solenidade de abertura será feita às 8h30, pela presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim e está prevista também, a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Dentre as palestras e painéis, o palestrante Rubens Alves ministrará “Universidade – Um espaço de construção: uma reflexão com Rubem Alves”. Em seguida o painel “Educação a distância em Ciências Contábeis é viável?”, que pretende retratar a realidade de cursos em ciências contábeis à distância, assim como os novos paradigmas do ensino com a participação dos docentes e discentes numa realidade virtual. O painel será apresentado pelo diretor da Universidade Católica de Brasília Virtual, prof. Dr. Francisco Villa Ulhôa Botelho; o Coordenador do da Universidade Católica de Brasília Virtual, prof. Dr. André Luiz Cordeiro Cavalti  e o Coordenador do Curso de Contabilidade à distância da Unisul – SC, prof. Nélio Herzmann.

Os temas discutidos no encontro:

·            A importância da pesquisa na formação do aluno de Ciências Contábeis;

·            Enade 2009 – curso de Ciências Contábeis;

·            Uso de novas tecnologias no processo de aprendizagem a luz da gestão do conhecimento;

·            Inserção de contabilidade internacional nas grades curriculares de Ciências Contábeis:

·            Principais desafios e cases de sucesso;

·            A crise financeira mundial e a contabilidade;

·            Crédito de carbono: emissão, comercialização e tratamento contábil;

·            Ensino da contabilidade governamental/pública: mudanças;

·            Estratégias de comunicação em grupo;

·            Preparação do corpo docente diante do novo cenário e O processo de ensino e aprendizagem na universidade: reflexões iniciais.