O Maranhão e o Rio Grande do Sul, por intermédio da Unibalsas – Faculdade de Balsas e da Santa Casa e Senai-Ceta, de Porto Alegre representarão o Brasil no projeto de pesquisa internacional Mednet, patrocinado pela União Européia. No Maranhão, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e Carolina serão beneficiadas com o programa de tele-medicina. A segunda reunião do consórcio internacional, que abrange 11 instituições européias e latino-americanas para a execução do projeto Mednet aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, esteve presente o diretor acadêmico da Unibalsas, o Professor Msc. Fábio Roberto Pillatt (07/08/2008).
O objetivo do projeto é criar uma rede composta por parceiros e colaboradores na América Latina, que através da telemedicina permita o acesso de forma eficiente a recursos médicos, além do baixo custo e de trocas de experiências entre profissionais da medicina com centros de excelência na área médica.
Uma das conseqüências da implantação do projeto será a melhoria no atendimento básico da saúde nas cidades beneficiadas. “Isso será possível através de métodos avançados de diagnósticos e tratamento”, explica Pillat, acrescentando que os prontuários onde constam os dados dos pacientes serão armazenados em formatos eletrônicos europeus.