Grau
Especialista
Duração do curso
3 a 12 meses
Carga horária
420 horas
Turno
EAD
Regime
Módulo
Pós-Graduação LATO SENSU em Gestão Educacional
O que você irá aprender neste curso?
Neste curso você irá aprender como a gestão educacional contribui de forma determinante na gestão escolar e na gestão da sala de aula. A gestão educacional abrange todas as instâncias da educação do país, ou seja, engloba a gestão do Ministério da Educação (MEC), as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e, consequentemente, a gestão das escolas e da sala de aula. Neste sentido, você tem a oportunidade de melhor compreender como a educação é organizada a partir de um sistema que, mesmo não tendo um sistema nacional (no Brasil), há encaminhamentos que influenciam todas as instâncias educacionais. Assim, você irá explorar os processos de melhoria contínua e entenderá como a qualidade da educação eleva o padrão de desenvolvimento local, nacional e mundial.
Por que fazer este curso?
A gestão educacional é uma temática que faz parte da construção da qualidade da educação, uma vez que, é por meio da gestão dos espaços educacionais que as condições de aprendizagem se aprimoram. A educação é feita por pessoas que humanizam e constroem sua prática educativa de forma atualizada e colaborativa.
Público alvo:
Gestores (as) de sistemas de ensino nacional, estadual, municipal, gestores de escola, gestores de sala de aula.
Período de Matrículas:
Entrada Contínua
Investimento
R$ 1.100,00 à vista ou R$12 x 99,90 no cartão de crédito
COORDENADORA
Hedi Maria Luft
Telefone: (99) 99973-2724
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – (Unisinos);
Mestrado em Educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – (Unijuí);
Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – (Unijuí);
Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – (Unijuí).
Objetivo Geral
Contribuir na formação de profissionais para atuar com habilidades e competências na construção de projetos, práticas e experiências significativas no processo da gestão da aprendizagem nas diferentes instâncias da educação brasileira, favorecendo a constituição de uma educação inovadora.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE
Disciplinas
EMENTA:
A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão – a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.
OBJETIVO:
O objetivo desta disciplina é preparar o estudante, profissional ou mantenedor educacional para exercer cargos gerenciais na esfera da gestão educacional, como coordenação, supervisão e gerenciamento escolar.
EMENTA:
O que significa Supervisão e Orientação Escolar? Qual a trajetória da Supervisão e Orientação Escolar no Brasil? Os Impactos e Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas da Supervisão e Orientação Escolar no contexto educacional. Desafios e Avanços na da Supervisão e Orientação Escolar no atual contexto da educação. Supervisão e Orientação escolar como agentes integradores e transformadores na escola. Atuação e perspectivas do Supervisor e Orientador Escolar. Práticas de Orientação Escolar na Infância e na Adolescência. Supervisão e Orientação Escolar no contexto do Projeto Político Pedagógico.
OBJETIVO: O objetivo deste componente curricular é capacitar o aluno a aplicar as técnicas de supervisão e orientação escolar nas várias dimensões do espaço educacional, aprendendo a superar os desafios nos atuais cenários.
EMENTA:
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
OBJETIVO:
Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, você poderá desenvolver projetos pedagógicos, programas e currículos educacionais, uma importante atividade no planejamento e estruturação pedagógica de instituições de ensino em todos os níveis e modalidades educacionais.
EMENTA:
Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa capacitar educadores, em todos os níveis de ensino, a aplicar o conhecimento sobre direitos humanos na educação formal e não-formal.
EMENTA:
O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,
OBJETIVO:
Esse conteúdo tem por finalidade atualizar o educador no que concerne às melhores práticas metodológicas que propiciem ao aluno assumir o seu papel de protagonista do processo de aprendizagem, abordando técnicas e ferramentas recomendadas para atingir tal objetivo.
EMENTA:
A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.
OBJETIVO:
Este componente curricular visa capacitar o estudante ou profissional ligado à área de gestão de pessoas a aplicar as técnicas de desenvolvimento da liderança no gerenciamento de suas equipes. Esta disciplina também é fortemente recomendada para todo e qualquer profissional que lidere equipes de trabalho.