Grau

Especialista

Duração do curso

12 meses

Carga horária:

600 horas

Turno:

EAD

Regime:

Módulo

Pós-Graduação LATO SENSU em Engenharia de Segurança do Trabalho

O mercado de trabalho está carente de profissionais qualificados e habilitados para assinar projetos de segurança no trabalho.

A segurança do trabalho é hoje uma atividade multidisciplinar que engloba um conjunto de normas e procedimentos preventivos que tem como finalidade antecipar, reconhecer e avaliar os riscos existentes no ambiente ocupacional.
Os profissionais da área de segurança atuam nas empresas tanto para o cumprimento da legislação pertinente, quanto para atender às novas demandas neocapitalistas.
A engenharia de segurança do trabalho é um processo em permanente construção, que exige dos profissionais conhecimentos multidisciplinares, como leis, decretos, normas e procedimentos relacionados à saúde e segurança do trabalhador.

Público-alvo:

✅ Profissionais e empresas que atuam nos segmentos da engenharia, agronomia e geociências.

Investimento

R$ 1.100,00 à vista ou R$ 12 x 99,90 no cartão de crédito

COORDENADOR

Antonio Santana Batista de Oliveira Filho

Telefone: (99) 3542-5500

  • Mestre em Agronomia pela UNESP;
  • Graduado em Agronomia pela UEMA.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Disciplinas

1. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho

EMENTA:

Evolução da engenharia de Segurança do Trabalho. Aspectos econômicos, políticos e sociais que norteiam o prevencionismo. História do prevencionismo. Segurança de trabalho nas entidades públicas e privadas. SESMT. Relação capital versus segurança do trabalho. Perfil do engenheiro de segurança. código de ética.

OBJETIVO:

Esta disciplina visa contextualizar o futuro profissional em engenharia de segurança do trabalho, abordando desde a história da profissão até os princípios e aspectos éticos desta área de conhecimento.

20 h/a

2.  Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

EMENTA:

Gestão da saúde e segurança no trabalho para o uso de máquinas e equipamentos. Legislação, normas e proteção de máquinas e equipamentos. Gestão logística da movimentação de materiais, máquinas e equipamentos de pequeno, grande e médio portes. Instalações industriais. Sinalização de segurança em instalações, máquinas e equipamentos. Dispositivos de partida e acionamento. Ergonomia aplicada a máquinas e equipamento. Mecanismos de parada de emergência. Meios de acesso permanentes. Componentes pressurizados. Transportadores contínuos de materiais. Manutenção de máquinas e equipamentos. Capacitação de trabalhadores em proteção de máquinas e equipamentos. Formação de instrutores em NR 12. Procedimentos de segurança em projetos.

OBJETIVO:

Esta disciplina visa preparar o profissional de segurança do trabalho e áreas afins para lidar com as técnicas prevencionistas relacionadas a máquinas e equipamentos industriais.

80 h/a

3. Higiene do Tabalho

EMENTA:

Origens históricas da higiene ocupacional; Conceitos básicos relacionados a higiene Pessoal. Profissional de higiene ocupacional; Legislação em higiene ocupacional. Avaliação da exposição aos agentes ambientais. Riscos Físicos. Riscos químicos. Riscos Biológicos. Ruído. Temperatura. Agentes Químicos. Espaços Confinados. Radiação. Pressões anormais e Ergonomia no trabalho.

OBJETIVO:

Esta disciplina tem por finalidade preparar o profissional de segurança do trabalho a lidar com a higiene ocupacional e os riscos ambientais, capacitando-o a aplicar técnicas de prevenção e mitigação desses riscos.

140 h/a

4. Proteção do Meio Ambiente

EMENTA:

Valoração ambiental e instrumentos econômicos para a gestão ambiental. Tomada de decisão ambiental na perspectiva pública. Sistema de gestão ambiental. Aspectos legais e institucionais. Órgãos regulamentadores. Programa de preservação do meio ambiente. Fundamentos de ecologia: princípios e conceitos. O meio ambiente como campo de conflitos sociais na defesa dos interesses difusos; as questões ambientais globais e acordos internacionais. O desenvolvimento sustentável: concepções e conceitos.  

OBJETIVO: 

Promover uma reflexão sobre a importância do meio ambiente para o desenvolvimento social sustentável, um requisito fundamental para a nova economia que ora se estabelece no Brasil e no mundo.

45 h/a

5. Proteção contra incêndios e explosões

EMENTA:

Conceitos iniciais de prevenção de incêndio e pânicos. Conceitos, elementos, formas de propagação, pontos e temperaturas do fogo. Classes e causa de incêndio. Métodos de extinção e resistência dos materiais ao fogo. Formas de proteção contra incêndio. Prevenção de incêndio. Projetos. Instruções e Planos de atendimento a emergência. Brigadas de combate e segurança contra incêndio. Primeiros Socorros.

OBJETIVO:

Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional da área de segurança do trabalho e outras afins, a dominar as técnicas prevencionistas e de combate a incêndios e situações de pânico.

60 h/a

6. Gerência de riscos

EMENTA: 

Os riscos e a Gerência de Riscos. Identificação de Riscos. Avaliação de Riscos. Elementos para a tomada de decisão sobre riscos. Riscos ambientais e os programas de segurança, riscos ambientais e sua classificação. riscos ocupacionais no ambiente laboral. Programas relacionados à saúde ocupacional e à segurança do trabalho. Sinalizações de segurança. Procedimentos de prevenção. Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST). Relação entre segurança do trabalho e gestão da ambiência laboral.

OBJETIVO:

Planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível, reduzindo ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais. ao meio ambiente e à imagem da empresa.

60 h/a

7. Psicologia na Engenharia de Segurança, comunicação e treinamento

EMENTA: 

Psicologia e modo de produção nas organizações. Os processos grupais na construção social do homem. Trabalho: dimensões e características. Formas de organização do trabalho. Comportamento emocional e Trabalho. As diferenças individuais e diversidade. Qualidade de Vida no Trabalho.

OBJETIVO:

Levar o conhecimento necessário para lidar com o comportamento humano no ambiente laboral, que necessitam do relacionamento interpessoal como ferramenta, à luz da psicologia.

15 h/a

8. Administração aplicada à Engenharia de Segurança

EMENTA: 

Introdução a Administração; Bases históricas da Administração; CIPAS. Criação de empresas de prestação de serviços em Engenharia de Segurança. Inter-relacionamento da engenharia de segurança de segurança com as demais áreas da empresa. Elaboração orçamentária para a execução de um programa de segurança.

OBJETIVO:

Promover uma visão ampla e aplicada a engenharia de segurança do trabalho sobre as teorias da administração analisando de forma comparativa suas vantagens, desvantagens e repercussões no desenvolvimento das organizações.

30 h/a

9. O ambiente e as Doenças do Trabalho

EMENTA: 

Medicina do trabalho e a CLT, conceito, atividades, medidas preventivas, acidentes do trabalho, doenças ocupacionais, conduta médico-operacional, Epidemiologia das Doenças Ocupacionais.

OBJETIVO:

Esta disciplina tem por finalidade munir o profissional de saúde e segurança dos conhecimentos técnicos relacionados ao ambiente e as doenças do trabalho. 

50 h/a

10. Ergonomia

EMENTA:

Ergonomia, histórico, princípios, o ergonomista, classificação, áreas. Riscos, biomecânica ocupacional, antropometria, doenças. Normas regulamentadoras, método ergonômicos, análise, laudo e programa de ergonomia. 

OBJETIVO:

Esta disciplina tem por finalidade munir o profissional de saúde e segurança dos conhecimentos técnicos relacionados à ergonomia.

 

30 h/a

11. Legislação e Normas Técnicas

EMENTA:

Legislações de segurança do trabalho no mundo e no Brasil. Normas regulamentadoras (NR) brasileiras. Consequências da insegurança do trabalho. Legislação aplicada à segurança do trabalho.

OBJETIVO:

Aprender a interpretar e aplicar as Normas de Segurança do Trabalho e Legislação e conhecer as responsabilidades civis e criminais relativas aos acidentes do trabalho

20 h/a

12 Optativa 

12.1 Princípios, Políticas e programas de engenharia de segurança do trabalho (50 horas)

EMENTA:

Revolução 4.0. Acidentes de trabalho. Fatores pessoais de insegurança-ato inseguro. Ambiente inseguro. Política e programa de engenharia de Segurança do Trabalho. Organização dos serviços especializados em engenharia de Segurança do Trabalho. Inter-relacionamento de engenharia de segurança com as demais áreas da empresa. Impactos da atividade de normalização.

OBJETIVO:

Conhecer os princípios, Políticas e programas de engenharia de segurança do trabalho.

 

12.2 Metodologia Científica (50 horas)

EMENTA:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

OBJETIVO:

Compreender e aplicar os princípios da metodologia científica, refletindo criticamente acerca da produção científica nas diferentes áreas do conhecimento e compreender o exercício da escrita como elemento construtivo da produção e expressão do conhecimento.

50 h/a