Search
Close this search box.

Curso Superior de Tecnologia em

Gestão Comercial

Grau conferido: Tecnólogo em Gestão Comercial
Duração: 2 anos
Regime: Modular
Carga Horária: 1720 Horas
Turno: EAD
Investimento: R$180*

*Esse valor já está com desconto de 37% para pagamento até a data de vencimento.
As parcelas da semestralidade, subsequentes à primeira e até a última, poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR

O curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Unibalsas visa formar profissionais aptos a exercer atividades de gerenciamento e negociação nas organizações comerciais, compreendendo aspectos como logística, finanças e dinâmica de mercado.

Além disso, agir de modo integrador no trabalho em equipe, com atitudes dignas, éticas e humanísticas. Fornecer, ainda, conhecimentos necessários à formação para ações gerenciais e das políticas nacional e regional de gestão.

Líbera Raquel Bazzan Pillatt

E-mail: coord.administracao@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ.
Mestre em Educação em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ.
Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade de Balsas – UNIBALSAS.
Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Balsas – UNIBALSAS.

Objetivos

Dotar o profissional de conhecimentos necessários para o exercício das competências gerais e específicas na área da Gestão Comercial, em consonância com o perfil descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como, formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem a gestão comercial, realizando uma prática fundamentada em princípios éticos e humanísticos capazes de, em um modo geral, responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento e, de forma específica, atuarem eficiente e eficazmente na área da gestão comercial regional e nacional.

Objetivos Específicos

  • Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área da gestão comercial;
  • Capacitar o profissional para que possa contribuir com as estratégias de posicionamento e composto de marketing;
  • Possibilitar que os profissionais egressos do curso prestem assistência, análise e assessoramento comercial;
  • Desenvolver competências que possibilitem ao profissional entender o ambiente de negócios da empresa em que atua;
  • Viabilizar o acesso ao conhecimento específico, visando proporcionar maior prospecção, satisfação e retenção de clientes na área em que atua;
  • Disseminar conhecimentos relacionados à gestão estratégica, gestão de pessoas, gestão de materiais e gestão de processos.
  • Desenvolver aptidões que possibilitem uma correta gestão do elemento humano nas organizações, o desenvolvimento de atitude empreendedora, postura ética, valorização da responsabilidade social e da busca constante do conhecimento

Professores

Aldenor do Nascimento Batista

Especialista

Currículo Lattes

Rosana Soares Ramos Martins

Especialista

Currículo Lattes

Rosângela Aparecida da Silva

Mestre

Currículo Lattes

Líbera Raquel Bazzan Pillatt

Doutora

Currículo Lattes

Rayssa Ribeiro

Especialista

Currículo Lattes

Vinicius Nascimento dos Santos

Especialista

Currículo Lattes

Fabio Roberto Pillatt

Doutor

Currículo Lattes

Roger Muller Saraiva de Sousa

Especialista

Currículo Lattes

Projetos Experimentais

Meu Café Delivery

Aline do Socorro da Silva Duarte, Rayssa Milhomem Duarte

Acessar

Cosméticos Taty Paiva

Ilarisse Ribeiro, Tatiana Paiva

Acessar

Delivery & Compras

Bárbara da Costa, Iandra Queiroz Lopes

Acessar

Studio Império dos Cachos

Edileuza dos Reis da Silva, Kaio Barros de Moraes

Acessar

Estrutura Curricular

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Princípios Fundamentais do Direito Empresarial. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo. Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.