• Eventos

VEM AÍ O ENAPIC 2024 – Encontro Anual de Pesquisa e Iniciação Científica

O ENAPIC tem como finalidade possibilitar a integração e a socialização das atividades de iniciação científica realizadas por professores e acadêmicos do Centro Universitário de Balsas, bem como por pesquisadores da região sul do Maranhão e de outras regiões do país, a partir da divulgação dos resultados dos seus trabalhos de pesquisa, estimulando a produção científica e construção de novos conhecimentos.
O ENAPIC se encaminha para sua décima quinta edição, contando com a participação importante de outras IES como UFMA, UEMA e IFMA. A qualidade dos trabalhos apresentados permitiu a criação da coleção “Dizeres Sul-Maranhenses” e a organização de quatro volumes da obra “A Pesquisa e a Iniciação Científica no Sul do Maranhão”, contendo os trabalhos premiados nos eventos. Para o XV ENAPIC, planeja-se a organização do Volume 5 desta coleção, novamente contendo os melhores trabalhos apresentados (mediante aprovação do comitê científico da editora).

Considerando o novo contexto que vivemos, planeja-se a realização do Décimo Quinto ENAPIC no formato híbrido, permitindo a participação presencial na apresentação de pôsteres ou em apresentações orais, bem como, a abertura de salas virtuais para exposição oral de trabalhos. Desta forma abre-se a possibilidade para uma participação virtualizada no evento, permitindo, inclusive, que estudantes, professores, pesquisadores de outras regiões tenham maior facilidade para participar do evento.
O ENAPIC 2024 será constituído por 2 EIXOS:
EIXO 1 – Seminário de Iniciação Científica: Ciclo de apresentações orais (presenciais ou virtuais) de trabalhos produzidos a partir de pesquisas de estudantes, professores e/ou pesquisadores. A submissão do trabalho deve ser no formato de artigo completo (conforme modelo disponível no site do evento), para publicação nos Anais do XV ENAPIC dos trabalhos selecionados e apresentados.
EIXO 2 – Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica: Destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas em desenvolvimento por professores, pesquisadores e estudantes. A submissão do trabalho deve ser no formato de resumo simples (conforme modelo disponível no site do evento) e a apresentação no formato de pôster. Os resumos selecionados e apresentados serão publicados nos Anais do XV ENAPIC.

O ENAPIC é direcionado a estudantes, professores e pesquisadores e se propõe a ser uma ferramenta de divulgação das investigações científicas que estão sendo realizadas, em especial, na região sul do Maranhão. A possibilidade de participação virtual nas apresentações orais, e de envio de vídeo para a apresentação de resumos permitirá que participantes de outras regiões do Maranhão e de outros estados do país também submetam seus trabalhos de iniciação científica no ENAPIC.
Estima-se a submissão de, pelo menos 30 artigos completos para o Seminário de Iniciação Científica e 80 resumos simples para a Mostra de Trabalho de Iniciação Científica. Estima-se ainda um número de inscrições próximo a 300 ouvintes/participantes

Período de Inscrição no ENAPIC (como ouvinte ou autor): de 30 de outubro a 26 de novembro de 2024.

Período de Submissão de trabalhos para os Eixos 1 e 2: de 30 de outubro a 14 de novembro de 2024 (conforme modelo disponível na seção de submissão de trabalhos).
Divulgação dos trabalhos selecionados: até 22 de novembro de 2024.
Realização do XV Encontro Anual de Pesquisa e Iniciação Científica – ENAPIC: 26 a 28 de novembro de 2024.
Publicação dos Anais do evento no site da Unibalsas: A partir de março de 2025.
Observações importantes:
-Os trabalhos submetidos e selecionados somente farão parte dos Anais do Evento se todos os autores realizarem a inscrição no ENAPIC, bem como, mediante apresentação oral presencial/virtual (Eixo 1) ou no formato de pôster (Eixo 2) dos referidos trabalhos.
-Somente os artigos completos e resumos simples selecionados, enviados dentro do prazo e com as devidas correções, quando solicitadas, serão publicados nos Anais do Evento.
-As inscrições no ENAPIC poderão ser realizadas na Secretaria Acadêmica do Centro Universitário de Balsas ou em sistema de inscrição próprio ainda a ser informado.
-As normas e orientações para submissões dos artigos completos e resumos simples serão publicadas no site da Unibalsas.
-Os melhores trabalhos serão convidados a participar do quinto volume da Coleção “Dizeres Sul-Maranhenses”, mediante aprovação do comitê científico da editora.

-30 de outubro a 26 de novembro de 2024: Inscrição como ouvinte no evento.
-30 de outubro a 14 de novembro de 2024: submissão de trabalhos nos eixos I e II.
-22 de novembro de 2024: divulgação dos trabalhos aceitos.
-26 de novembro de 2024
o14h às 18h: Eixo 1: Seminário de Iniciação Científica (apresentação oral). Salas Presenciais e Virtuais
o19h às 22h: Eixo 2: Mostra de Trabalhos de Iniciação científica – Sessão de Pôsteres.
-27 de novembro de 2024
-28 de novembro de 2024
o19h às 22h: Conferência de Encerramento do XV ENAPIC e Premiação dos Melhores Trabalhos.

NUPEX

Coordenação do Projeto: Prof. Fábio Roberto Pillatt

ATENÇÃO: O link para inscrições está disponível a partir do dia 07 de outubro, aqui na página do evento e em nossas redes sociais.