Como entrar em contato com a Ouvidoria?

  • Por e-mail: ouvidoria@unibalsas.edu.br
  • Por carta: endereçada à OUVIDORIA, Br-230, Km 5, Fazenda Malidere 4 – 65800-000 Balsas – MA

A Ouvidoria

É um canal privilegiado de comunicação entre o aluno, o docente, os pais de alunos, os colaboradores, a comunidade em geral e a Faculdade de Balsas.

Valores

Ética, transparência, comprometimento e equidade.

Objetivo

Receber, analisar e encaminhar sugestões, reclamações, denúncias, elogios e prestar informações sobre a Faculdade, seus serviços e cursos.

Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba a resposta à sua manifestação. Porém, destaca-se que nem sempre a resposta à solicitação será o atendimento à implantação da sugestão.

Após a análise, cada solicitação segue um fluxo próprio, podendo ser respondida diretamente pela Ouvidoria ou conjuntamente com o setor correspondente à questão.

Atribuições

Receber e examinar, sugestões, reclamações, elogios e denúncias, quando não forem solucionadas pelos setores, departamentos, coordenações e direções responsáveis.

Encaminhar aos setores, departamentos, coordenações e ou direções, a manifestação do requerente, acompanhando as providências adotadas e garantir o retorno da mesma.

Apoiar tecnicamente e atuar com as áreas internas, visando a solução do problema apontado pelo solicitante.

Quem pode utilizar os serviços da Ouvidoria?

  • Alunos da Faculdade de Balsas;
  • Professores da Faculdade de Balsas;
  • Colaboradores da Faculdade de Balsas;
  • Comunidade em geral.

Obs.A identificação é necessária e de acordo com o disposto na Constituição Federal, art. 5º, inciso IV: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Portanto, o requerente deverá obrigatoriamente identificar-se. Nas situações de não identificação, a Ouvidoria da Faculdade de Balsas arquivará a manifestação.

Ao encaminhar alguma manifestação, o cidadão deverá estar ciente de que todos os envolvidos serão informados do conteúdo da demanda. O manifestante estará protegido pelo sigilo, mas deverá informar todos os dados solicitados pela Ouvidoria. Esse compromisso só será alterado através de pedido judicial.

Que tipos de manifestações são recebidas pela Ouvidoria?

  • Elogios a procedimentos, serviços, iniciativas e ações de docentes, do corpo técnico-administrativo e da Faculdade.
  • Denúncias sobre irregularidades praticadas.
  • Pedido de Informações de qualquer tipo, relacionado às atividades da Faculdade.
  • Reclamações relacionadas a falhas administrativas ou ao fornecimento de serviço, como: sugestões para o aprimoramento da prestação de serviços; atrasos evitáveis; desobediência aos procedimentos estabelecidos; ofensa ou descortesia; decisões não fundamentadas; resposta incompleta ou fora do prazo estabelecido.

Quais são os trâmites que percorrem as manifestações dos cidadãos?

  • Registro das manifestações;
  • Análise das manifestações;
  • Resolução imediata dos problemas, quando possível, pelo próprio Ouvidor;
  • Envio da manifestação ao setor envolvido;
  • Resposta do setor;
  • Análise da resposta do setor;

Quais informações devem constar na manifestação?

  • É importante que as manifestações contenham as seguintes informações:
  • Nome completo;
  • Número da carteira de identidade com data de emissão;
  • E-mail;
  • Telefone com DDD;
  • Endereço com CEP, cidade e estado;
  • Indicação do desejo que a sua identidade ou qualquer informação em apoio à sua manifestação seja mantida em sigilo (indicando as razões);
  • Identidade e setor dos envolvidos;
  • Ações anteriores como tentativa de resolver o problema, quando for o caso;
  • Quando for verificado o não cumprimento de políticas, normas ou procedimentos, especificar os aspectos que tenham sido violados;
  • Indicação clara do resultado que espera para a sua manifestação;
  • Em todas as situações, o problema deve ser exposto de forma clara, descrevendo as datas, locais e os fatos detalhadamente, com a identificação do responsável pela irregularidade.

A IES percebe com extrema importância esse meio de comunicação com a comunidade interna e externa, pois, assim, poderá desenvolver e aprimorar seus serviços.

Sempre que julgar necessário, você poderá procurar a Ouvidoria para apresentar questões ou solicitar informações referentes aos serviços prestados pela Faculdade de Balsas ou por terceiros dentro do Campus.

Sugestões e elogios também serão sempre bem-vindos.